UEMS CG: Já está disponível primeiro episódio de podcast que trata da relação entre Histórias em Quadrinhos e Educação Fiscal

Letras

CAMPO GRANDE
Por:Katiuscia Fernandes DCS UEMS CG 25/04/2024 11:23

O podcast, um dos produtos do projeto “Uma nova História para Educação Fiscal do MS: o Ensino da Educação Fiscal por meio dos Quadrinhos”,                                                                              está hospedado no canal do NuPeq, na plataforma Youtube

Com a proposta de estimular os conhecimentos básicos para a compreensão dos mecanismos de arrecadação tributária, aprimorando ainda consciência crítica cidadã para a função socioeconômica destes tributos, o projeto “Uma nova História para Educação Fiscal do MS: o Ensino da Educação Fiscal por meio dos Quadrinhos”, já está em andamento e começa a produzir os seus primeiros produtos.

O podcast – “A relação das Histórias em Quadrinhos e o Ensino Pedagógico” é o primeiro da série que estará disponível no Canal do Youtube do Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos – NuPeq da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O canal hoje já tem mais de 4,6 mil inscritos, 2,1 mil publicações e mais de 190 mil visualizações, garantindo o alcance necessário para os produtos oriundos do projeto “Uma nova História para Educação Fiscal do MS”.

O coordenador do Projeto na UEMS, prof. Dr. Nataniel Gomes vê com muito entusiasmo a iniciativa, e acredita no potencial dos quadrinhos para despertar na população a consciência crítica e cidadã para a lógica de arrecadação e distribuição dos tributos. “Históricamente os quadrinhos foram utilizados, em diferentes momentos da sociedade, como ferramenta de informação e formação de opnião. As HQs tem o poder de nos levar a outras possibilidades de conhecimento”, concluiu.

Para assistir ao primeiro podcast da série basta acessar o canal do NuPeq, na plataforma Youtube, clicando aqui.

Parceria

O Projeto “Uma nova História para Educação Fiscal do MS: o Ensino da Educação Fiscal por meio dos Quadrinhos” é vinculado ao Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Mato Grosso do Sul – PROFISCO II – MS.

Ele está celebrado entre o Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS e a Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e a Cultura – FAPEC.

Além dos quadrinhos e podcasts, serão produzidos ainda webnários, livros didáticos, jogos eletrônicos, vídeos animados e cursos EAD, entre outros produtos.